O mundo corporativo tem evoluído em sua gestão integrada. Investir em gestão de saúde e segurança do trabalho deixou de ser somente prevenção de acidentes e incorporou a visão de redução de custos com passivos trabalhistas, diminuição do absenteísmo, melhoria no desenvolvimento das atividades, maior índice de produtividade e aumento da qualidade de vida dos colaboradores.
A Segurança do Trabalho tem 3 esferas comportamentais – reativa, preventiva e proativa:
Reativa: Quando a empresa somente resolve tomar ações voltadas para a segurança do trabalho após um acidente, fiscalização e/ou processo trabalhista.
Nessa esfera o investimento em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é muitas das vezes inexistente, aumentando consideravelmente as perdas no processo e gerando um grande impacto nos lucros da empresa.
Preventiva: Ações de antecipação dos riscos iniciam nesta esfera, o comportamento da gestão da empresa busca mudanças em SST. Nessa etapa a empresa realiza levantamento dos fatos ocorridos e faz uma análise evidenciando os prejuízos ocasionados pela falta de gestão em SST.
Essa esfera é o início de uma grande mudança na cultura da empresa: ações de sinalização, investigações de acidentes e eliminação das causas raízes, controle dos atos e condições inseguras passam a fazer parte do dia a dia da empresa.
Proativa: Aqui o nível de engajamento e atitudes em SST (Saúde e Segurança do Trabalho) fazem parte de toda empresa. Os colaboradores sentem-se responsáveis em multiplicar e fiscalizar as ações propostas. As padronizações fazem do Sistema de Gestão Integrada um processo mais compreensível e prático. Ocorre uma redução significativa em atos e condições inseguras que refletem na mitigação dos acidentes de trabalho e passíveis trabalhistas. Os colaboradores propõem melhorias em todo o processo e muitas das vezes a executam.
Podemos afirmar que a gestão em SST é um grande investimento para as empresas que querem ser um diferencial no mercado, reduzindo os gastos inesperados, fidelizando sua marca no mercado e trazendo um maior engajamento de seus trabalhadores.
Atenciosamente;
Felicio Matos e Equipe Meritus Treinamentos e Consultorias